O projeto do Instituto Embratel 21 teve um grande marco com a digitalização do acervo da Biblioteca Mário de Andrade. Foram digitalizadas muitas obras raras e agora estão disponibilizadas para consulta via internet.

Cá está um guia para navegação rápida e apresentação das funcionalidades de pesquisa.

Guia de navegação

  1. Acesse o site do Instituto Embratel 21.
  2. Faça uma pesquisa por Steinmann e veja os detalhes do desenho: Largo do Paço, Rio de Janeiro. (basta clicar sobre o título).
  3. Habilite a instalação do componente ViewPoint (View Point Media Player). Deve demorar alguns minutos.
  4. Após a instalação, uma janela com navegação interativa sobre a figura será disponibilizada. Clique no Álbum Steinmann e a coleção inteira estará disponível para navegação.
  5. Selecione uma outra obra clicando sobre a miniatura. Volte ao home.

Otras funcionalidades

  1. Faça uma pesquisa com a palavra rosário e veja os detalhes do desenho: Rua da Imperatriz (Antiga do Rosário, lado do Pateo da Sé).
  2. Clique no título e o Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo (1862-87-1914) será apresentado.
  3. Novamente a navegação sobre o álbum está disponível.
  4. Clique sobre a imagem maior e ela será ampliada de 300×300 para 600×600.

Agora veja um livro raro

  1. Use o nome joseph de ancheta como chave de pesquisa.
  2. Selecione o livro: Vida del Padre Joseph de Ancheta de la Compañia de Jesus,…
  3. Faça uma navegação interativa observando que é possível ler as páginas do livro que estão… aliás em que língua elas estão?

Oberve que também existe a publicação de vídeos. Faça uma pesquisa por sanfona e clique no vídeo do grupo português Danças Ocultas.

Os arquivos de alta qualidade correspondente ao material publicado está sendo gerenciado pelo Media Portal. O acesso a esse material de alta qualidade não é público assim não é óbivo que existe uma grande retagaurda para suportar toda a operação de gerenciamento.