No primeiro semestre de 2017, a Assembleia Legislativa do Ceará iniciou projeto de modernização visando à transmissão em padrão HD. Além desta renovação tecnológica, existia a necessidade de gerenciar os acervos que até então eram arquivados em DVDs.

A parceria tecnológica entre a Apoio Técnico e a Videodata integrou o sistema Media Portal, e o arquivamento passou a ser feito em Optical Disc Archive (ODA), permitindo maior segurança e robustez no arquivamento. Além do material produzido pela TV, o sistema também poderá ser expandido para arquivar as sessões plenárias.

A recuperação desses vídeos é facilitada através do uso de inteligência artificial aplicada em sistemas de análise inteligente de vídeos. Todos os fluxos de produção passaram a ser em formato digital e muitos deles são gerenciados pelo Media Portal: arquivamento de material exibido, editado, e bruto para formação de um acervo stock shot; recuperação de conteúdo para reexibição, recuperação de conteúdo do stock shot; dentre outros fluxos.

O sistema permite uma integração plena “on line” da gestão de conteúdo com as ilhas de edição e o centro de exibição. O Media Portal também opera de forma integrada com mecanismos de transcrição de voz para texto gerando a decupagem do conteúdo automaticamente.

“Demos um passo importante para acompanharmos a evolução tecnológica das televisões brasileiras. Atualmente, a TV Assembleia não fica a dever a nenhuma outra emissora do país. Passamos a ter mais recursos técnicos e a expandir nossas limitações anteriores. Nossos profissionais também tiveram de se qualificar. Isso foi muito bom. Só quem ganha é o povo cearense que pode contar com o que há de melhor sintonizando a TV que mais cresce em nosso Estado. Estamos bastante satisfeitos com o trabalho realizado”

Ilo Santiago Jr.
Coordenador de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará