NAB 2015 – Sony certifica empresa brasileira

A Media Portal se transformou na edição 2015 da feira realizada no Las Vegas Convention Center na primeira empresa de latino-américa a ser certificada por Optical Disk Archive (ODA) da Sony.

Durante a exposição a Revista da SET se reuniu em exclusiva com os representantes da Media Portal/Videodata e Sony para uma entrevista interessantíssima que tentou desvendar os segredos de por que a empresa brasileira atingiu o nível de excelência necessário para tornar-se o primeiro parceiro da América Latina a ser certificada pelo Atsugi Technology Center da gigante japonesa.

Em entrevista, Genya Kamada, director da Systems Solutions Division, Professional Solutions Group, IP&S, Sony Corporation do Japão afirmou que a escolha se deve à “qualidade profissional dos desenvolvimentos da Media Portal e ao fato da Sony entender que as soluções de arquivamento precisam ter características e parceiros locais que desenvolvam soluções de acordo as necessidades dos produtores locais. Na Sony estamos muito preocupados com isso, com a possibilidade de entregar ferramentas de arquivamento como o Optical Disk Archive, mas que estas se adaptem as necessidades próprias de cada região”.

Ele afirmou que “a tecnologia cria novas demandas” e essas demandas, as vezes, podem ser cobertas “com desenvolvimentos locais que se ajustem melhor a elas. Na Sony temos claro que o mercado hoje produz conteúdos cada dia mais pesados e que estes tem de ser guardados de forma segura, e por muito tempo. O mercado de arquivamento (storage) aumentou várias vezes nos últimos anos, por isso tínhamos de criar solução duradoura e que possa vir a ser compatível nos próximos anos. O sistema ODA foi desenvolvido pensando em arquivamentos que possam ser usados daqui a 20/30 anos”.

Kamada afirma que na última década o conceito e a forma de produzir e emitir conteúdos broadcast mudaram tangencialmente. “Hoje a TI domina muitas áreas da indústria” que aos poucos começa a perceber que “com as mudanças e avanços nos formatos de compressão de vídeo, tudo o que não for ao vivo (live), é guardado em estruturas baseadas em software, e até o Live começa a ser enviado e transmitido nas emissoras por estruturas de software. O broadcast mudou para uma outa forma de fazer com a inclusão de mercados e tecnologias que antes eram impensadas”.

Fábio Tsuzuki, CEO de Media Portal afirmou que a certificação é muito importante para a empresa e para seu parceiro a Videodata, mas sobretudo “é uma amostra do potencial de desenvolvimento de tecnologia da empresa e do Brasil. A Media Portal desenvolveu e criou uma solução de acordo com as necessidades dos clientes brasileiros e latino-americanos, um mercado ao que apostamos cada dia mais”.

O empresário e desenvolvedor brasileiro disse sentirse orgulhoso pela certificação, mas que este é um “atestado de competência, e com isso de responsabilidade. Nossa solução para o ODA permitirá o acesso a conteúdos durante mais de 50 anos, por isso os nossos clientes tem de confiar na solução. Nosso objetivo é que eles não tenham de migrar a outros suportes nos próximos tempos porque o sistema de arquivamento fique obsoleto”.

Tsuzuki disse que a solução da Media Portal prevê uma livraria local que trabalhará e se adequará as necessidades de cada um dos nossos clientes. “Nossa solução pode ser customizada segundo as necessidades dos usuários”, refere.

A Media Portal/Videodata estiveram presentes no pavilhão Brasileiro e, segundo Tsuzuki receberam vários radiodifusores latino-americanos “querendo informações sobre os nossos produtos e a associação com a Sony no desenvolvimento do ODA. Para nós é muito importante que Sony nos tenha como partnership neste projeto”.

fonte: http://bancadigital.maven.com.br/pub/revistaset/

© Fotos: Fernando Moura

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *