Cloud
O arquivamento em Cloud é bastante robusto. Ele tem apresentado custos decrescentes, e está se mostrando como uma boa opção para arquivamento permanente.
As funcionalidades para arquivamento estão integradas com o sistema MAM tornando a gestão do acervo mais simples e intuitiva. O Media Portal apresenta ícones de status permitindo que o operador rapidamente saiba se um dado item já foi arquivado com sucesso ou não.
O arquivamento pode ser feito em diferentes tecnologias, tais como LTO (Linear Tape Open), RDX, ODA (Optical Disc Archive) e mesmo em Cloud.
O Media Portal permite o uso de todas essas tecnologias em uma mesma implantação, e obter o melhor de cada uma, dependendo da necessidade.
A infraestrutura é modelada através de uma tierização, níveis de arquivamento. A gestão dos arquivos nessas camadas (tiers) é feita através de um módulo chamado de HSM (Hierarchical Storage Management). O HSM da Media Portal é desenvolvido de forma integrada com o sistema de MAM.
Além do módulo HSM, existe um módulo para gestão das mídias de arquivamento, quando são utilizadas mídias físicas.
A elaboração do backup das mídias de arquivamento (mídias físicas) faz parte do processo de gestão das mesmas. Todos os processos de arquivamento são automatizados, com o mínimo de intervenção manual.
A introdução de um sistema de MAM 100% integrado com um módulo HSM, e com boas práticas para gestão das mídias de arquivamento representa um grande ROI (Retorno de Investimento).
O arquivamento em Cloud é bastante robusto. Ele tem apresentado custos decrescentes, e está se mostrando como uma boa opção para arquivamento permanente.
Os modernos sistemas de arquivamento tierizam a infraestrutura, e integram um sistema HSM (Hirarchical Storage Management) com os sistemas de MAM.
O uso da tecnologia LTO é fortemente recomendada para arquivamento de grandes acervos digitais.