Uma solução híbrida de gestão digital em ambiente de edição
O CloudLink é a solução híbrida para gestão de conteúdo digital da Media Portal.
Com esse sistema podemos aliar o melhor dos recursos oferecidos pela computação em nuvem, como, elasticidade, economia e segurança a um hardware de armazenamento local de alta performance, capaz de atender até 32 ilhas de edição simultaneamente.
- Trata-se de um storage dedicado para edição de vídeo, que opera integrado com a infraestrutura de nuvem.
- O storage está integrado a um NOC – Network Operation Center – permitindo um acompanhamento em tempo real para prevenção de problemas.
- A conexão com a nuvem vai integrá-lo com avançados recursos através do sistema MAM, tais como funcionalidades para arquivamento digital e análise de vídeo.
Todos os recursos e ganhos operacionais descritos no CloudFly são mantidos e a integração com o storage de edição em na sua infraestrutura local potencializa maiores ganhos operacionais.
Diagrama CloudLink
Orquestrador de fluxos e a integração com a nuvem
- Os serviços de MAM ficam na nuvem e estão integrados com o storage in-house utilizado para edição de vídeos através do orquestrador de fluxos. O orquestrador de fluxos corresponde ao módulo de Media Processing Workflow.
- Existem pastas pré-configuradas que estão associadas a diferentes fluxos de para processamento dos arquivos.
- Todos os vídeos ingestados pela pasta de material editado tem uma representação em baixa resolução elaborada.
- pasta para ingest de material bruto – este fluxo é bastante simplificado, ele elabora uma baixa resolução, e não faz a análise de conteúdo nem a transcrição de voz para texto. O volume processado por este fluxo não é contabilizado na cota de ingest.
- pasta para ingest de material editado – este fluxo permite realizar o arquivamento definitivo dos vídeos, elabora a baixa resolução, e também faz a análise de conteúdo e a transcrição de voz para texto. O volume processado por este fluxo é contabilizado na cota de ingest. Através deste fluxo é que os arquivos são replicados na infraestrutura de nuvem.
- São disponibilizados recursos para decupagem e catalogação, tanto para os vídeos ingestados pela pasta de material editado como para os vídeos ingestados pela pasta de material bruto.
- Para o acervo de vídeos editados, são disponibilizados fluxos de publicação no Vimeo, no Youtube, no Facebook e na Sambatech.
- O CloudLink disponibiliza um dicionário controlado, para apoiar o processo de catalogação e indexação. O dicionário é composto por identidades e por thesaurus.
- Também são disponibilizados recursos para organizar coleções de vídeos: por exemplo vídeos de um campeonato, vídeos de um evento, vídeos de uma série, etc.
Storage para edição de vídeo
SEGURANÇA
- Redundâncias e ferramentas exclusivas de monitoração do storage.
- Acessos aos compartilhamentos e workspaces através de credenciais, criando uma camada de proteção de acesso aos dados e mídias.
- Os dados permanecem íntegros em caso de falha física ou lógica de um disco. A substituição do disco defeituoso é simples.
ALARMES
- O storage envia alertas sempre que ocorrer um evento fora dos padrões de operação pré-estabelecidos.
- O servidor é monitorado 24 horas por dia a partir de um NOC (Network Operaction Center).
INTUITIVO
- Interface simples e intuitiva para gestão de workspaces e usuários. Permite criação e gestão de compartilhamentos e de usuários, sem a necessidade de apoio da equipe de suporte.
SUPORTE
- Monitoração remota 24/7 através de tecnologias que garantem alta disponibilidade e integridade da informação.
- SLA de 6 horas
COMPATIBILIDADE
- Compatível com os principais softwares de edição e animação.
- Compatível com o Avid Media Composer, com compartilhando de mídias e projetos. Os usuários trabalham simultaneamente nos projetos com o controle de “Bin Locking” nativo do Avid Media Composer.
- Compatível com os softwares da Blackmagic: como DaVinci Resolve e Fusion.
- Compatível com as aplicações Adobe: Adobe Premiere, After Effects e Speedgrade.
- Compatível com as aplicações Autodesk: 3DS Max, Maya e Flame.
- Compatível com sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS com controle de níveis de acesso por usuário.
- Integra os protocolos AFP, SMB, FTP e NFS.
- Conexão ao storage é feita através de rede ethernet 1Gb ou 10Gb.